Curiosidades sobre a Coreia do Sul

  • A capital do país é Seoul. A moeda utilizada é o Won sul-coreano

    A população sul coreana é de cerca de 50 milhões de pessoas;

    O ponto mais alto na Coreia do Sul é um vulcão extinto chamado “Hallasan“, localizado na ilha de Jeju. Tem uma altura de 1950 metros acima do nível do mar;

    A flor mais emblemática da Coreia do Sul é a Rosa de Sharon. Esta flor representa o espírito de sobrevivência e independência do país, pois reflete a história da Coreia do Sul e como as pessoas ultrapassaram momentos de sofrimento.

    A residência do presidente sul coreano é chamada de “Casa Azul”. É também a maior casa no país;

  • Taekwondo é o desporto nacional da Coréia

    Para os sul coreanos, o número 4 dá azar e está associado à morte. A maioria das construções sul coreanas não apresentam o 4º andar.

    Não se pode escrever o nome de alguém com tinta vermelha, quer dizer que já morreu ou é como se escrevesses a sua sentença de morte.

    Na Coreia é ilegal saber o sexo do bebé antes do nascimento, para evitar o aborto de meninas.

    Os bebés na  Coreia do Sul quando nascem,  considera-se como o primeiro ano de vida. Assim, passados 12 primeiros meses após a nascença, os bebés comemoram 2 anos

    Todos os telhados Coreanos são curvos nas extremidades, dando uma aparência de um Sorriso.

  • A forte ligação entre ambas as coreias prevalece pois  falam e escrevem a mesma língua.

    A cozinha coreana baseia-se em grande parte em arroz, noodles, tofus, verduras, peixes e carnes. A comida tradicional coreana caracteriza-se pelo número de acompanhamentos, os banchan , que são servidos junto com o arroz de grão curto fervido. Cada prato é acompanhado por numerosos banchan. Entre os pratos tradicionais mais consumidos estão o bulgogi, o bibimbap e o galbi (costeletas de vaca).

    O chá é uma parte importante da gastronomia nacional.  As bebidas alcoólicas são feitas a partir dos cereais desde antes do século IV.

    Uma “iguaria” muito apreciada nas duas Coréias é o sannakji,  polvo consumido ainda vivo.

  • Parque Jeju

    Apesar do que muito se fala da população asiática ser muito reprimida quanto ao sexo, o parque Jeju Loveland que se localiza em Cheju, na Coréia do Sul conhecido também como “Love Land” é um dos poucos parques temáticos de esculturas eróticas em todo o mundo e conhecido como um centro de educação sexual para recém-casados. Há diversas estátuas para interação e apreciação do público

  • Haenyo

    A ilha de Jeju, a aproximadamente 85 quilómetros a sul da Coreia continental, fica no cruzamento entre o mar amarelo e o mar Este da China. É a casa das Haenyo, que literalmente significa “mulher do mar”, também chamadas sereias devido aos cânticos que entoam enquanto mergulham. Este som é chamado de Sombisori. As haenyo são mergulhadoras que pescam conchas, polvo, ouriço-do-mar e abalone e conseguem mergulhar até 20 metros de profundidade, em mergulho livre, conseguindo prender a respiração durante vários minutos.